Comissão da Carteira e Ética - Angola

PESQUISE AQUI PELO CÓDIGO DE CERTIDÃO PERMANENTE

No passado dia 26 de Outubro de 2019, realizou-se em Luanda sob supervisão da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERCA), a Assembleia Ordinária dos Jornalistas Angolanos. Nesta Assembleia foi aprovado o Código de Ética dos Jornalistas Angolanos e foi eleita a Comissão da Carteira e Ética, como entidade reguladora da actividade dos jornalistas Angolanos.

Nos termos do nº. 1 do artigo 30 , da lei 5/2017 de 23 de Janeiro, a Comissão da Carteira e Ética é um Organismo de direito público, ao qual compete assegurar o funcionamento do sistema de acreditação dos profissionais da informação da comunicação social, nos termos da lei.

Legislação

Comunicação Social

A CCE (Comissão de Carteira e Ética) é o Organismo que assegura o correcto funcionamento da Comunicação Social, nos termos da lei.

Rádio

A radiodifusão é a transmissão de ondas de radiofrequência que por sua vez são moduladas, estas se propagam eletromagneticamente através do espaço. É um meio de comunicação ao qual a maioria da população tem acesso como ouvinte. O receptor de rádio, por se tratar de um instrumento de baixo custo, pequeno porte e programações diversificadas, exerce uma maior incidência na vida diária das pessoas, tanto em zonas urbanas quanto rurais.

Fotojornalismo

O fotojornalismo vem do ramo da fotografia, onde a informação é clara e objetivada, através das imagens. Através do fotojornalismo, a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. Essas informações são transmitidas pelo enquadramento, distancia focal, composição, escolhidos pelo repórter-fotográfico diante dos fatos. Nas comunicações impressas, como jornais e revistas, bem como na internet, o endosso da informação através da fotografia é constante.

Imprensa

Imprensa é a designação colectiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa, em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento. O termo imprensa deriva da prensa móvel, processo gráfico aperfeiçoado por Johannes Gutenberg no século XV e que, a partir do século XVIII, foi usado para imprimir jornais, então os únicos veículos jornalísticos existentes.

Direitos do Jornalista

Constituem direitos do jornalista, um conjunto de liberdades e garantias, para que lhe seja possível exercer a sua actividade, de forma isenta e independente.

Leia mais

Deveres do Jornalista

Constituem deveres do jornalista, o disposto na Lei de Imprensa, no Código de Ética e Deontologia Profissional e ainda assegurar os melhores princípios de independência e isenção.

Leia mais

Meios de comunicação

Telefone

O telefone é um dos meios de telecomunicações projectados para transmitir sons através de sinais eléctricos nas redes telefónicas. É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia eléctrica e, no ponto receptor, a energia eléctrica é transformada novamente em acústica, permitindo desta forma a troca de informações (através da fala) entre dois ou mais usuários. Para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar comutados (ligados) a uma central telefónica.

Televisão

Televisão (do grego τῆλε (tele) - distante e do latim visione - visão) é um sistema electrónico de reprodução de imagens e áudio de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas electromagnéticas e de sua reconversão. As câmaras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio electromagnético ou eléctrico, via cabos; o televisor capta as ondas electromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

Telemóvel

Telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor.

Computador Pessoal

Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos. A expressão "computador pessoal" (ou sua abreviação em inglês PC, de "Personal Computer") é utilizada para denominar computadores de mesa, computadores portáteis, PDAs ou tabletes, executando vários Sistemas Operacionais em várias arquitecturas.

Código Deontológico do Jornalista

Foi aprovado o Código Deontológico do Jornalista.

Consulte já toda a informação disponível, incluindo:
 > Direitos
 > Deveres
 > Incompatibilidades
 > Legislação

Saiba mais

Inscreva-se para actualizações de informação CCE

Siga o CCE nas redes sociais

Contacte a CCE

Utilize as opções abaixo para entrar em contacto com a CCE